Tudo o que você precisa saber sobre fazer doces para festa

Quantidades, variedades e truques espertos para saírem absolutamente perfeitos!

Festa que é boa conta com uma bela mesa de doces – principalmente se sobrarem alguns para a gente levar para casa! Se você quer transformar suas habilidades culinárias em negócio ou economizar na próxima comemoração, anote essas dicas:

1. Nunca prepare brigadeiros com o fogo alto

Provavelmente você já ouviu essa dica por aí, mas ela é absolutamente importante para fazer o brigadeiro perfeito, seja qual for o sabor. A questão é que, quando você faz na panela, leva um tempinho maior para ele dar o ponto de enrolar mesmo – só que é melhor ter paciência do que queimar e ter que recomeçar!

2. Prefira ingredientes nobres para ter o melhor sabor

Claro que amamos aquele docinho com gosto de infância, mas se você pensa em transformar a confeitaria em um negócio, é melhor investir na escolha dos ingredientes. O que é chamado de gourmet diz respeito à escolha do que vai em cada receita, preferindo opções mais nobres e que criam um sabor único para cada doce. Para o brigadeiro gourmet, prefira o chocolate em barra. Se quiser algo mais caseiro, procure o chocolate em pó.

3. Não coloque o brigadeiro na geladeira

Sim, é tentador resistir ao ímpeto humano de colocar tudo que existe na geladeira por medo de estragar. Pena que a umidade não é amiga desse docinho e faz com que ele cristalize e resseque. Para evitar esse inconveniente, deixe o doce esfriar em temperatura ambiente, coberto com uma camada de papel-filme encostando na superfície.

4. Inove com receitas simples, porém, encantadoras

Os clássicos sempre fazem sucesso – isso é garantido! Para quem quer algo mais ousado, não é preciso gastar horas e horas na cozinha fazendo doces super difíceis e que gastam mais tempo (e tem menos retorno). Doces como trufas (que precisam de poucos ingredientes), cupcakes (que comportam serem feitos em grandes quantidades de uma só vez) e até mesmo o fudge de chocolate (que não vai ao fogo) são excelentes opções.

5. Transporte perigoso (ou nem tanto)

A hora de levar os doces para o destino pode ser bem tensa, mas menos que levar um bolo! O segredo é ter caixas de papelão para doces – que são largas, porém, baixas – e acoplar todos próximos, evitando deixar grandes espaços para que eles sambem no trajeto. Só não tão apertados que eles fiquem ovalados em vez de redondos wink.

6. Frutas frescas e doces combinam?

Super! Quem não ama morango com chocolate ou o docinho de uva? O chef concorda: “Ingredientes frescos são sempre melhores na hora de dar sabor aos brigadeiros.” Só mantenha em mente de que esse tipo de combinação tem uma validade menor por tratar de produtos in natura.

7. Doces com caramelo derretem

Lindos, deliciosos e grudentos. Essa é a realidade de um doce coberto com caramelo (como as balas de brigadeiro ou de coco), principalmente em dias quentes. Prefira fazê-los em menor quantidade e para épocas que as temperaturas são mais amenas.

8. E os que precisam de geladeira não são uma boa ideia

Cheesecakes são absolutamente lindos e charmosos, deixando qualquer mesa mais bonita só de olhar. A questão é que precisam de geladeira para ficar mais gostoso, então, prefira servi-los na hora em vez de deixar exposto muito tempo descongelando.

9. Rechear um brigadeiro é mais fácil do que você pensa

Sim, não precisa ser mestre-confeiteira-das-galáxias para surpreender todos os convidados da festa. O segredo é a textura do doce e a quantidade: o resto é só enrolar!

10. Antecedência é tudo na vida

O famoso mise en place ajuda muito a não precisar sair correndo no meio da receita porque esqueceu o leite condensado, por exemplo. O chef indica organizar tudo com no mínimo 48 horas de antecedência para as receitas. “É um bom tempo para providenciar o preparo dos doces, mas é importante lembrar que já é necessário ter o material, embalagens e forminhas tudo à mão. E se você já estava pensando em congelar, pense novamente: “Docinhos de enrolar, como brigadeiro e beijinho, não são possíveis congelar, porque altera a textura e o sabor.”

11. Calcule uma média de 5 a 7 doces por pessoa

Para não correr o risco de sobrar nem faltar, estipule essa média por convidado. Sempre tem quem gosta de levar alguns para casa, bem como quem não coma nenhum docinho. Se tiver bolo, lembrancinha, balinhas de goma ou de coco, a quantidade pode ser reduzida. Já a variedade é proporcional ao número de doces: por exemplo, se são 7 por pessoa, podem ser servidos 7 sabores diferentes. Normalmente, as pessoas gostam de experimentar todos os sabores, então, para não correr o risco de alguém não provar, é melhor aumentar a quantidade e diminuir a variedade”.

12. O segredo para fazer os confeitos grudarem

Se você já quis tentar colocar aqueles granulados grandes nos brigadeiros, provavelmente já se deparou com a decepção que é eles não grudarem. O segredo é que o docinho precisa estar úmido. Para isto, basta umidificar as mãos com água, enrolar os docinhos e os granulados terão maior aderência.

13. Toque francês: macaron

Para dar aquele toque maravilhoso de glamur e riqueza na festa, os macarons são belas pedidas. Elegantes, saborosos e incríveis como opções de lembrancinha, o doce francês pode ser a “cereja” da sua mesa. De acordo com especialistas de cozinha, uma receita rende 80 macarons e eles duram cinco dias em temperatura ambiente e até três meses congelados.