Os benefícios do cacau

O cacau é conhecido por ter mais de 300 compostos saudáveis. Algumas delas incluem feniletilamina (gera sensação de bem estar, também conhecido como hormônio da paixão), teobromina (usada como diurético, estimulante cardíaco e relaxante muscular) e muitos polifenóis, como flavonóides.

Atualmente notamos o aumento na busca por estratégias para a redução do apetite, uma vez que o consumo calórico excessivo (especialmente de alimentos ricos em açúcar e gorduras trans) representa um potente gatilho para o ganho de peso e doenças associadas. Estudos recentes mostraram que o consumo de bebidas feitas com cacau pode reduzir a sensação de fome. Este resultado foi atribuído à presença de catequinas do cacau, compostos bioativos que são supressores do apetite.

Este fruto também tem ação vasodilatadora, ou seja, pode ser usado associado ao seu pré-treino. Essa função vai favorecer a chegada dos nutrientes para o músculo, potencializando ainda mais os resultados, principalmente para quem busca hipertrofia e definição.

O cacau pode ser consumido em associação a frutas, sucos naturais, bolos caseiros, entre outras preparações. O chocolate também pode ser um meio de consumir catequinas, contanto que seja de boa qualidade, com alta concentração de cacau – mínimo 70%. Desta forma, é possível aproveitar os benefícios com muito sabor e saúde.

Conheça as principais diferenças entre os três tipos mais comuns de chocolate disponíveis para o consumo:

– O chocolate meio amargo é composto por pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar. Contém entre 50% e 85% de cacau;

– O chocolate ao leite, além de conter pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar, também contém leite. É este ingrediente que o torna mais cremoso, e deve conter no mínimo 25% de cacau.

– Já o chocolate branco é composto apenas por manteiga de cacau, leite em pó e açúcar.

Fonte: Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *