As 5 diferenças entre o flan e o pudim que você não sabia

Já parou para pensar nas diferenças entre as duas sobremesas? O flan e o pudim são muito semelhantes, mas, do surgimento ao preparo, há divergências!

Pudim e flan: dois dos doces mais tradicionais e gostosos de nossa culinária mantêm uma relação cordial, mas, por vezes, confusa. Você saberia diferenciá-los, por exemplo, apenas pelo sabor? Qual dos dois você prepararia para um almoço com convidados?

Pois bem, para quem tem paixão por gastronomia, e gosta de saber a origem dos pratos todos que servimos à mesa, essa é uma deliciosa questão de detalhes. Vejamos:

1) Embora ambos levem leite e ovos, o segredo da diferença entre os doces diz respeito à consistência. Enquanto o flan remete à leveza da gelatina, a outra sobremesa tem textura mais firme e cremosa.

2) Não foi sempre que o pudim levou, em sua preparação, o leite condensado. Antigamente, costumava-se colocar leite ao fogo com açúcar, reduzindo a mistura pela metade – o que conferia a firmeza, hoje, dada pelo moderno ingrediente.

3) A preparação do flan é mais antiga. Mais precisamente, do tempo dos romanos, desde o século I d.C., quando era preparado com leite, ovos, mel e, veja só, até uma pitada de pimenta!
Pudim de leite em pó
Pudim: consistência mais firme e cremosa

4) Já se perguntou a origem do curioso nome “flan”? Vem do alto-alemão antigo “flado”, que, mais tarde, afrancesou-se como “flaon” – ganhando, finalmente, a forma pela qual nomeamos hoje.

5) O pudim vem do inglês “pudding”, termo assimilado pela língua portuguesa posteriormente. A primeira ocorrência data de dois séculos atrás, em manuscrito do Padre Joaquim Cardoso e Brito chamado “Doces e Manjares do Século 19”.

Escolha o seu favorito e aproveite essas delícias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *