Chocolate rubi: Conheça o sabor do chocolate naturalmente rosa

Conhecido mundialmente desde o ano passado, o chocolate rubi foi lançado oficialmente no Brasil na noite da última quarta-feira (30) pela Callebaut, chocolateria belga especializada em chocolates finos. A novidade chama atenção por ser o 4º sabor do chocolate. Além dos conhecidos chocolates ao leite, amargo e branco, ele foi batizado como “rubi” por sua coloração cor de rosa, totalmente natural. O chocolate rubi chegou ao mercado nacional no ano passado com uma edição limitada do Kit Kat Rubi, da Nestlé. Agora, a Callebaut disponibiliza pela primeira vez o chocolate puro, para ser utilizado em receitas e criações.

 

Naturalmente rosa

O novo chocolate se distingue dos demais por sua coloração rosa. Sem adição de corantes artificiais, o chocolate é 50% cacau e é naturalmente rosa.

 

Ele é feito a partir do Cacau Rubi

O chocolate é rosa por causa do tipo da semente de cacau utilizada, chamada de cacau rubi. A empresa levou anos para identificar as amêndoas de cacau que têm uma quantidade maior de flavonóides, que resulta na coloração rosada e sabor diferenciado. Além da semente, há um processo de fermentação especial para não perder a coloração natural do chocolate.

 

Um sabor frutado e doce

Além da coloração, o chocolate se diferencia também pelo sabor. Mais cremoso e frutado, ele é um chocolate doce, com um toque mais cítrico que os demais sabores.

 

Ele é rico em Flavonóides

A amêndoa de cacau, por si, é rica em flavonóides, compostos bioativos com propriedades antioxidante e anti-inflamatório. Porém, quando transformado em chocolate, estes componentes praticamente desaparecem. Na produção do chocolate rubi, os flavonóides são mantidos até o produto final, para preservar a cor e o sabor típicos deste 4º chocolate. Além disso, o cacau rubi já contém maior concentração do composto do que outros tipos de cacau.

 

Um chocolate delicado

Por não ter corantes ou aromatizantes, o chocolate rubi é mais sensível à luz do que os demais tipos de chocolates. O sabor frutado também requer atenção para as combinações. Por seu toque cítrico, ele cai muito bem com frutas vermelhas, amêndoas e chocolate amargo.

 

Fonte: HuffPost