Como surgiu o chá das cinco

Você já deve ter ouvido falar em chá das cinco, não é? O hábito, muito comum na Inglaterra, acabou se tornando famoso pelo mundo todo. Quando o relógio marca 17h, para os ingleses, é a hora de parar o que quer que se esteja fazendo e degustar uma xícara de chá.

Como surgiu a tradição?

Tomar chá às 17h é uma tradição desde o ano de 1662 na Inglaterra, mas isso somente se tornou realmente popular a partir do século XIX e, segundo a história, graças a uma duquesa bastante faminta. O hábito, antes associado somente aos burgueses, se tornou muito popular com o passar do tempo. Essa tradição já existia há algum tempo em Portugal e, Catarina de Bragança, filha de D. João IV acabou levando consigo para a Inglaterra o hábito quando se casou com o rei Charles II da Inglaterra.

Popularização

A prática, no entanto, somente se tornou famosa e notória quando Anna Maria Russell, duquesa de Belfort que sempre sentia-se com muita fome no espaço entre o almoço e a janta passou a fazer um pequeno lanche: uma xícara de chá com leite e açúcar acrescido de um salgado. O hábito passou a ser imitado por alguns aristocratas e burgueses que, além de consumir o mesmo lanchinho, aproveitavam para convidar personalidades e mostrar as peças caras de porcelana e prata. Depois disso, foram criados salões de chá e a tradição acabou se tornando bastante popular e conquistou toda a Europa.

O chá das cinco nos dias atuais

Atualmente o chá das cinco ainda é uma tradição, no entanto não há mais um horário fixo como antigamente. Além disso, não se trata mais só de um salgado e chá, mas de muitos comes e bebes que virou uma celebração entre amigos, além de programa obrigatório para aqueles que passam pelo país.

Como é o chá inglês?

O chá na Inglaterra é indicado para preparo de forma perfeita, embora não seja assim em todos os lugares do país. Indica-se que use uma colher de chá de folhas para uma xícara de água, e a água jamais deve chegar ao ponto de ebulição. O leite deve ser adicionado fresco ao chá, pois se estiver quente demais pode desenrolar as proteínas e alterar o sabor. O leite vai esfriar o chá, trazendo o equilíbrio perfeito para o consumo. Você pode adicionar açúcar se preferir, mas tem que ser branco.

 

Fonte: Chá de Benefícios