Os diversos tipos de chocolate

Amargo, ao leite ou branco, o chocolate é o queridinho não somente das crianças, mas dos adultos também. E, para satisfazer o gosto de todos, há no mercado diversos tipos de chocolate. Há quem guarde na bolsa, no bolso ou na gaveta. Há quem goste nas sobremesas, coberturas de bolos, em forma de bombons ou barras. Independente da opção, o chocolate é uma das guloseimas mais adoradas no mundo todo. Além de ser delicioso, é também democrático, agradando os mais variados paladares, com diversos níveis de doçura. Tendo como ingrediente principal o cacau, encontramos no mercado uma infinidade de tipos de chocolates: ao leite, diet, em barra, recheado com biscoitos, frutas, cereais, orgânico, amargo, entre outros. Escolha seu preferido e bom apetite!

Chocolate amargo

Também conhecido por chocolate puro ou dark, é constituído por até 80% de cacau, Tem muito menos teor de açúcar, leite e gordura, é de sabor amargo e coloração bem escura. Oferece propriedades antioxidantes e é considerado mais saudável.

Chocolate meio amargo

O próprio nome já esclarece: possui menos cacau que o chocolate amargo, mas seu sabor é mais suave e mais docinho, pois tem adição de açúcar.

 

Chocolate ao leite

É o queridinho entre o público brasileiro, tem sua composição entre 20% e 40% de cacau, além de leite e açúcar.

 

Chocolate Diet
Apresenta, por vezes, os mesmos ingredientes e teor calórico igual ou superior ao chocolate ao leite, no entanto, o açúcar é substituído por adoçante. Por isso é indicado para pessoas que têm diabetes.

 

Chocolate branco
Muito cremoso, apresenta coloração bem clara e sabor mais adocicado que os demais. É constituído de manteiga de cacau, leite e açúcar.

 

Chocolate orgânico

Amargo, ao leite ou à base de soja, é bastante consumido entre pessoas que seguem a dieta vegana. Assim, esse tipo de chocolate é produzido sem pesticidas e agrotóxicos, sendo considerado muito saudável.

 

Chocolate em pó

Possui em sua composição amêndoa de cacau moída, sendo amplamente utilizado no preparo de receitas doces.

 

Achocolatado
Constitui uma mistura de leite, chocolate em pó e açúcar, ideal para adicionar ao leite frio ou quente.

 

Para receitas que levam coberturas, há chocolates especiais em versões meio amargo, ao leite e branco.

 

Fonte: Jacomar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *