Você sabe o que é Comfort Food?

O movimento Comfort Food busca despertar emoções através do paladar, com pratos que remetam a momentos especiais vividos pelas pessoas. Não importa se esses momentos aconteceram há muito tempo ou recentemente. Em geral, os pratos que vão relembrar cada momento são compostos por alimentos ou ingredientes que também experimentamos no dia da lembrança.

Entenda o conceito de Comfort Food

O termo Comfort Food significa “Comida Confortável”, que desperta conforto e bem-estar ao ser consumida. Isso justamente por nos fazer lembrar de momentos especiais, seja um almoço em família, um jantar com os amigos, um piquenique ou o passeio em um parque. Pode ser a comida da mãe, da avó, da tia, ou de alguém que é especial para você.

A essência do Comfort Food está na simplicidade dos pratos. Como o tradicional arroz e feijão, uma macarronada, uma torta ou um bolo. A combinação dos alimentos e ingredientes e o modo como foram preparados influenciam no sabor do prato e, consequentemente, na experiência de cada pessoa. Quanto mais semelhante for o sabor do prato servido com o que foi preparado há muito tempo atrás, melhor será a experiência da degustação para a pessoa.

Uma história

Nesse caso, vamos usar um exemplo clássico quando o assunto é Comfort Food. Quem já assistiu ao filme de animação Ratatouille vai lembrar de como aquele ratinho fera na gastronomia buscava fazer a combinação perfeita entre os alimentos e os temperos. O prato principal do filme, que foi o que deu origem ao nome da animação, ao ser provado e avaliado por Anton Ego, um crítico de gastronomia extremamente exigente, o fez relembrar de um prato preparado por sua mãe em sua infância. Foi essa lembrança e o sentimento nostálgico despertados pelo sabor do prato Ratatouille que ganhou o paladar do crítico.

Fonte: Jasmine Alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *